As novas modalidades de trabalho: Home Office X Office X Hibrido

O futuro do trabalho é home office, híbrido ou presencial? Depois da pandemia, essa é uma das principais dúvidas de empresários e colaboradores. Os últimos dois anos foram vividos pensando no futuro, afinal, a Covid-19 trouxe várias mudanças na forma de pensar e atuar.

Um dos aspectos que mais impactou a rotina do brasileiro foi o trabalho, que sofreu grandes modificações, uma vez que as ações previstas para acontecer em um futuro distante precisaram ser adiantadas.

Aspectos como criatividade, flexibilidade e adaptação se mostraram essenciais para se manter vivo no mercado. Pensando nisso, vamos analisar o futuro do trabalho e descobrir qual categoria (home office, híbrido ou presencial) é a resposta. 

O home office

Segundo estudo elaborado pela FGV, intitulado “Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19”, o trabalho em casa foi adotado por 46% das pessoas durante a pandemia, medida tomada a fim de não paralisar as produções.

Após dois anos de isolamento, o home office segue ganhando espaço no mercado de trabalho. Isso porque ficou bastante visível que algumas funções não precisam ser desempenhadas no presencial: basta ter um computador, acesso à internet e aos sistemas que precisam ser usados e, pronto, todo lugar se torna apto à realização das tarefas. 

Sendo assim, a tendência é que esse regime de trabalho seja adaptado para muitas empresas. Afinal, gera flexibilidade e liberdade para desenvolver as demandas. Além de economia, pois a empresa não precisa arcar com custos de transporte e alimentação.

Regime híbrido

O regime híbrido é uma mesclagem do trabalho remoto e presencial. Essa é uma das apostas de algumas empresas também. Nesse modelo, os colaboradores escolhem os dias em que estarão presentes dentro da instituição e em quais desempenharão suas tarefas em casa.

Depois de um período isolado, o que prevalece no mercado de trabalho é em qual ambiente o profissional se sente tanto mais produtivo quanto criativo e feliz. Assim, o principal é a entrega dos resultados com qualidade e eficiência, invertendo a antiga lógica em que o foco das empresas era mais voltado ao número de horas trabalhadas no escritório. 

As vantagens do trabalho híbrido são:

  •         Diminuição de atrasos;
  •         Otimização das tarefas;
  •         Melhoria da gestão de tempo;
  •         Descentralização hierárquica.

O trabalho presencial

No entanto, ainda existem tarefas que exigem a presença física.

Para a adaptação do espaço, além da exigência da vacinação, é preciso garantir boa ventilação. Outro ponto importante é não aglomerar pessoas no mesmo espaço, incentivar o colaborador a cumprir as regras de higiene e, sempre que necessário, ficar em casa, especialmente em casos de gripe ou suspeita da doença.

Qual a importância dessas três formas de trabalho para o futuro?

Como já foi dito, com a pandemia muitas empresas passaram a atuar em regime home office, abdicando de um espaço físico e deixando os colaboradores livres para trabalharem de onde quisessem, desde que cumprissem as entregas com qualidade. 

Essa escolha foi importante para manter a economia do Brasil aquecida. Acontece, porém, que a necessidade de adaptação pegou muita gente de surpresa e, claro, não agradou a todos. 

O isolamento social, após tanto tempo, acaba por impactar a saúde mental, incidindo em ansiedade, burnout e depressão, o que fez com que muitos profissionais, a fim de equilibrar a carga psíquica, optem pelo regime híbrido de trabalho, seguindo todos os protocolos de segurança quando fora de casa. 

Como a sua empresa se reinventou durante a pandemia? A aposta no regime de trabalho home office foi assertiva? Você continuará com esse meio de trabalho?

O home office foi uma solução para os tempos de isolamento. Porém, para o futuro, o trabalho híbrido, com flexibilidade e pensando na qualidade de vida do profissional seja a melhor escolha. 

A Montevia trabalhou com seus clientes o reflexo do acima em cada um dos Canais de Vendas,  nas Políticas Comerciais, na forma de mensurar o CAC – Custos de Aquisição de Clientes e na Produtividade e Eficiência Operacional. Ainda, através de nossos Programas de Capacitação, ajustamos a abordagem ao mercado potencial e clientes e, ensinamos técnicas para acelerar o ciclo de vendas e conversão de pipeline.

Veja como a Montevia Consulting pode te ajudar e marque uma conversa com nossos consultores e sócios. Acesse nosso site!