Investir em Marketing gera mais reservas?

O que faz com que alguém se torne hóspede?

Há os que chegam por indicação, os que selecionam índices de qualidade, os que optam por onde ficar por localidade ou quantidade de opções de lazer disponíveis e, não menos importante, os que foram estimulados via ações de marketing e tomaram a decisão de reservar. Em tempos de redes sociais, uma campanha bem trabalhada é capaz não só de aprimorar o posicionamento de mercado do empreendimento, mas construir uma imagem positiva que se mantém sólida ao longo do tempo.

Presença Digital

Mas como impactar esses prováveis futuros hóspedes e converter cliques e engajamento em reservas concluídas com sucesso? A presença digital se faz, e muito, essencial. Uma pesquisa realizada pela Data.AI revelou que o Brasil ocupa o segundo lugar de países que mais acessam a internet, atrás apenas da Indonésia. Isso representa uma média de cerca de 5 horas online todos os dias. Se é na presença das telas que os consumidores estão, é lá que os negócios também precisam estar. E, claro, se a concorrência é grande, o maior diferencial é justamente entender o comportamento do público em ambientes virtuais e entregar o conteúdo adequado por meio de várias mídias.

Mapeamento de Mercado

Um dos caminhos para começar a desenhar essa estratégia online é justamente aprofundar o mapeamento de mercado, identificando possíveis oportunidades, seja a de um feriado, em que as pessoas estão mais aptas a viajar ou de chegar em pessoas que buscam exatamente o que o seu hotel tem a oferecer. A internet, por meio das ações de mídia, é justamente capaz de filtrar o público-alvo com muito mais assertividade. E a busca pode ser cada vez mais segmentada, incluindo recortes sobre tendências de demanda, preferências do cliente e comportamento da concorrência. E são justamente essas análises de mercado detalhadas, aliadas às pesquisas de público-alvo, que permitem identificar oportunidades de diferenciação, destacando a marca de forma muito mais envolvente.

Comunicação e Divulgação

Você pode até saber o que seu hotel tem de melhor, o treinamento que confere à equipe, os prêmios e diferenciais recebidos. Essa informação, porém, não deve ficar restrita à comunicação interna: é preciso utilizar todo e qualquer diferencial a favor da marca. O que é destaque não pode ser conhecido apenas quando, e se, o hóspede chegar ao empreendimento, mas sim desde antes: muitas vezes são essas informações que fazem com que alguém opte por estar no seu hotel e não em algum outro. O marketing vem justamente para promover esse match entre tudo o que o seu empreendimento é capaz de oferecer e os desejos e necessidades dos viajantes, sejam elas o ambiente ideal para as férias em família ou o espaço mais prático e equipado para uma conferência de negócios.

Estratégias para diferentes canais

Informar tudo isso, é claro, não se limita a uma só esfera midiática. É importante que os gestores pensem as estratégias online a partir do seu próprio uso das plataformas. Quem é que tem apenas um aplicativo instalado ou acessa apenas um recurso computacional? Mais que isso, cada espaço tem sua linguagem específica, um Instagram é diferente do Linkedin. Ou seja, um só cliente em potencial está em diversas mídias e não apenas: cada pessoa está em um momento diferente da etapa de decisão. Alcançar essas diferentes mídias e momentos é muito mais prático e menos custoso com o auxílio das ferramentas digitais. A diversificação de canais de marketing, portanto, é essencial para alcançar uma ampla base de clientes em potencial. O pacote inclui desde estratégias digitais, como SEO (Search Engine Optimization) e marketing de conteúdo com parcerias com influencers, até, é claro, as ações presenciais como publicidade impressa, painéis em locais públicos, parcerias estratégicas, participação em eventos e divulgação em outros espaços para além da internet.

Capacitação e Treinamento

Não adianta, porém, concentrar tantos esforços para chegar até as pessoas e não oferecer a ferramenta, ou o treinamento de equipe, ideal para a conversão. Ora, um site que dificulta que se encontre as informações ou que se conclua a compra pode prejudicar, e muito, todas as etapas prévias que levaram até ali, por mais qualificadas que tenham sido. Se, ao ter alguma dúvida sobre a reserva, o consumidor encontrar uma equipe mal preparada ou grosseira também pode colocar em dúvida a sua até então bem decidida opção de estar nesse, e não naquele, hotel.

Se as estratégias são necessárias nessas etapas anteriores à reserva e hospedagem em si, o mesmo cuidado precisa ser garantido durante a estadia e também no check-out. Como saber o que os hóspedes acharam da experiência e o que é preciso melhorar para continuar recebendo-os? Metrificando. É preciso colher essas informações e transformá-las em insights para as futuras tomadas de decisão.

Fidelização

E o que mais é preciso ser feito? Programas de fidelidade, ofertas exclusivas para clientes recorrentes e comunicações personalizadas são outros potenciais que os hotéis podem investir para aprofundar o relacionamento com os clientes e promover a tão sonhada fidelização, em que mais que voltar, os hóspedes espalham a qualidade do hotel por meio de fotos, vídeos e indicações. E aí: como está o posicionamento digital do seu empreendimento e como isso se relaciona com o treinamento da equipe e gestão da hospedagem?

Como a Montevia pode ajudar?

A Montevia desenvolve estratégias personalizadas que ajudam o seu empreendimento a se tornar referência em hospedagem. Da captação de novos clientes à fidelização dos hóspedes, conte com o suporte de uma equipe multidisciplinar capaz de guiar tanto a gestão interna do time quanto campanhas de marketing digital assertivas, segmentadas para diferentes mídias e público-alvo. Se a sua empresa busca desenvolver uma jornada comercial que potencializa equipes, aprimora a governança e gera reconhecimento de marca, conte com a Montevia.

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