Empresas que melhoram a estratégia de negócios são mais competitivas

Uma pesquisa encomendada pela Fujitsu ( empresa japonesa líder em tecnologia da informação e comunicação -TIC) com 571 executivos C-Level revelou que para 76% dos líderes digitais a pandemia acelerou a transformação digital das empresas. A estratégia de dados foi, e muito, repensada dentro das organizações, a fim de dar conta de todas as mudanças exigidas pelo momento histórico. Aqui, entram em cena debates que vão desde a velocidade de conectividade até a cibersegurança.

Já se sabe que a transformação digital veio para ficar, mas é importante que as empresas tenham em mente quais tipos de estratégias são de fato agregadoras, ou seja, que contribuem para o crescimento da empresa mesmo após o período de crise,  e quais foram os mecanismos utilizados apenas no calor do momento. O home-office, por exemplo. No ápice da pandemia a estratégia de trabalho remoto foi a saída encontrada para manter as empresas funcionando. Acontece, porém, que passado o susto, os empreendimentos puderam escolher qual método de fato tinha a ver com a cultura da empresa, optando pela volta presencial, mantendo a rotina online ou, até mesmo, incorporando o trabalho híbrido, em que ambos os formatos coexistem.

Por outro lado, o treinamento da equipe para saber se adaptar rápido tanto às adversidades físicas quanto às novas tecnologias é medida da gestão de equipes – e isso veio para ficar. Empresas que já contavam com equipes preparadas, com um sistema de gestão tecnológico e modelos de negócio melhor desenhados e atualizados, levaram a melhor.

Após a pandemia, o investimento em negócios virtuais como lojas online, atendimentos híbridos, omnicanalidade (estar presente em diversas plataformas), presença nas redes sociais passaram de diferenciais para via de regra. Trabalhar melhor os valores da marca e os motivos pelos quais ela gera valor aos clientes é outra medida importante: com o isolamento, os consumidores não só passaram a comprar  – e interagir mais com as empresas – de forma online como optaram por empresas com maior valor social e responsabilidade pública durante o isolamento.

 

Como a Montevia pode ajudar?

Mais do que uma consultoria, a Montevia oferece pilares que ajudam empresas a crescer com direcionamento e, ao mesmo tempo, autonomia. Com especializações em Estratégia de Negócios, Governança Corporativa e Desenvolvimento Humano,  aprimora ambientes corporativos, entregando transformação digital, maior retorno aos investidores, aumento da produtividade comercial, otimização no uso dos recursos e redução de custos e melhoria da experiência dos clientes de seus clientes.