Os 4 Ps do marketing e a importância para o seu negócio

As estratégias dos 4 Ps do Marketing são de extrema importância para qualquer que seja o tipo de negócio, trazendo clareza de posicionamento e diferenciais de mercado.

É um conceito antigo, mas precisamente de 1950, trazido à tona pelo professor Neil Borden. Este, ensinava Publicidade na Harvard Graduate School of Business Administration.  A ele é atribuído o termo: Mix de Marketing ou 4 Ps do Marketing.

Além disso, os 4 Ps são considerados os pilares que estruturam as estratégias de Marketing, que impulsionam o crescimento gigantesco das empresas.

Neste artigo você vai conhecer mais sobre o assunto e a importância para sua empresa.

Boa leitura!

Conhecendo os 4 Ps do Marketing

O grande objetivo do marketing é levar uma marca ou produto para os consumidores conhecerem. E, desta forma, despertando o seu interesse.  Os 4 Ps do marketing funcionam como pilares que a empresa pode usar como caminhos estratégicos para positivar suas vendas.

Os pilares são:

  1. Produto
  2. Preço
  3. Praça
  4. Promoção

Esses pilares são os veículos por onde a empresa definir com clareza seu posicionamento no mercado. Ou seja, vai divulgar, vender e fortalecer sua marca.

Para que a estratégia de marketing tenha sucesso os 4 Ps devem ser usados em conjunto, como flechas apontadas para o alvo, que nesse caso é o próprio cliente. Vamos agora conhecer um pouco de cada um do ‘Ps’.

Pilares dos 4 Ps do Marketing

1 – Produto

O produto é a “estrela do show”, sendo  elemento fundamental da estratégia dos 4 Ps. Afinal o que chega ao cliente é o produto/serviço de venda.

Quando falamos em produto não é necessariamente algo físico, que possa ser tocado, podemos está vendendo um serviço, um software.

Subindo um pouco mais esse conceito, vamos dizer que o ‘produto’ faz parte de um MIX que envolve tudo que caracteriza a empresa e vai chegar às mãos do cliente.

Portanto, pense numa fábrica de carros. Para vender seu carro existem vários fatores envolvidos, como beleza, mecânica, assistência técnica, durabilidade. Além disso, perceba que vai muito além do dito produto, esse “mix de produtos” constroem a marca da empresa.

2 – Preço

O preço é muito mais que a parte monetária que entra em sua empresa, será seu suporte para manter tudo funcionando e sua manutenção pessoal.

Para precificar seu produto é preciso entender de estratégia, e a primeira delas é se seu cliente está disposto a pagar o valor proposto.

Por fim, você precisa entender que para o cliente pagar o valor cobrado ele vai ponderar sobre a qualidade do mix de produto oferecido e o custo-benefício.

As pessoas pagam caro quando tem a certeza que não estão sendo enganadas, pois elas não veem como uma compra e sim um investimento.

3 – Praça

A praça é o local onde seu produto e o cliente vão se encontrar, são os canais de distribuição.

O que muitos gestores desconhecem é que a praça vai influenciar diretamente no crescimento de suas vendas e solidificação de sua marca. Além disso, se ela não fosse tão importante não faria parte dos 4 Ps do marketing.

Portanto, a praça é uma estratégia importante. Acontece que cada vez mais os clientes estão exigentes, e depois da compra, quanto mais rápido o produto chegar até suas mãos ele fica satisfeito.

Essa foi a jogada de Marketing que fez a gigante Mc Donald’s se fixar no mercado. Assim, deu produto chega rápido nas mãos do cliente depois de ser comprado, essa ação faz seu cliente voltar outras vezes, que é a recompra.

4 – Promoção

Para completar os 4 Ps do marketing temos a promoção. E aqui, se você pensou em ofertas e liquidações, errou. Portanto, tratando das estratégias de marketing, Promoção significa promover o seu produto ou sua marca.

A promoção leva o cliente a ter o desejo de comprar seu produto. Portanto, ele tem que saber que ele existe e para que existe. Para isso você conta com as estratégias do marketing como: marketing digital, outbound marketing e inbound marketing.

Agora que você conheceu os 4 Ps do marketing, verá porque são tão importantes para seu negócio.

Importância têm os 4Ps do Marketing para seu negócio

Aqui você conta com as melhores armas de estratégia para qualquer empresa, basta usar os 4 Ps do Marketing alinhados numa mesma direção. Não é por acaso que as grandes marcas se firmaram por anos no mercado, enquanto outras se perderam no meio do caminho.

É preciso ter um bom produto, mas isso não é tudo. Sua empresa precisa fazer uso dos 4 Ps do Marketing para de fato definir seu posicionamento no mercado e potencializar suas vendas.

Gostou das dicas? Tem mais, para criar uma boa estratégia para sua empresa contate a Montevia Consulting e deixe ela te guiar nesse processo.