4 dicas para sua Estratégia de Vendas

A estratégia de vendas de um negócio pode marcar o diferencial entre o seu sucesso ou sua falência, por isso é necessário todo o cuidado na hora de elaborá-la. Portanto, se o objetivo for aumentar as vendas, primeiro você precisa saber a forma correta como atrair mais clientes.

Aliado a isto, segundo dados do Jornal Estadão, boas estratégias de vendas e marketing podem ajudar pequenas empresas a decolar, inclusive no exterior.

No entanto, tenha em mente que todos os seus esforços devem ser voltados para o cliente. É ele quem você deve conquistar e agradar para se manter ativo no mercado. Assim, se o seu cliente tiver uma boa experiência, ele comprará o seu produto, e provavelmente retornará sempre que precisar de mais alguma coisa que você ofereça.

Para ajudar nessa jornada, apresentamos a você 4 dicas para sua estratégia de vendas. Elas são preciosas para ajudá-lo a compreender o que o seu cliente sente e necessita e, assim, poder oferecer exatamente o que ele deseja.

Continue conosco e boas vendas!

Estratégia de Vendas

1. Conheça a sua persona

O primeiro passo para planejar uma estratégia de marketing é conhecer a sua persona.

  • Quem é o cliente ideal do seu negócio?
  • Qual é o seu estilo de vida?
  • O que ele consome?
  • Quais são os seus objetivos e anseios?

Trace todo o perfil do seu lead e então se pergunte qual é a sua dor, e como a sua empresa pode ajudar a curá-la. Por que o seu produto ou serviço vai atender precisamente as suas expectativas?

Conhecer o seu consumidor profundamente desperta uma sensação de intimidade. Assim, o cliente sente que a empresa se preocupa com ele e que realmente deseja ajudá-lo, em uma relação que vai além dos negócios. Essa sensação melhora a experiência do cliente, podendo converter o lead e fidelizá-lo.

2. Pratique a empatia

Outro segredo sobre como atrair mais clientes é praticar a empatia. Isso significa colocar-se no lugar do outro, pensar como ele pensa, sentir os seus anseios, para assim compreendê-lo melhor.

Ao ter uma persona definida essa prática torna-se muito mais fácil, pois, já idealizamos uma personalidade para compreendermos e nos tornarmos empáticos. Porém, acontecerá de surgirem leads que não foram previstos na criação de personas, e o vendedor deverá ter a capacidade de entendê-los e ser empático a eles.

Ao sentir-se como o outro a comunicação torna-se mais fácil, afinal, já sabemos exatamente quais são os argumentos para convencê-lo ao oferecer um produto ou serviço. Não existirá a velha tática do “o meu produto é melhor que o do concorrente” e sim o esclarecimento de como o meu produto irá resolver o problema do lead.

3 Segmente o seu público

Um grande erro em muitos negócios é ter uma lista de prospecção de clientes e querer utilizar as mesmas estratégias de vendas para todos. Essa é uma abordagem que não funciona, pois, em uma lista alguns leads podem ter interesse em seu produto, outros não. Sendo assim, mesmo entre os que se interessam, muitos podem precisar de mais informações ou de serem convencidos da necessidade do produto em suas vidas.

Portanto, é necessário conhecer o seu lead profundamente antes de abordá-lo com uma ação de marketing. Sendo assim, se ele não estiver pronto para a compra, o seu movimento será precipitado e em vão. O consumidor precisa ser preparado com diversas estratégias, até estar apto a ser abordado pela equipe de vendas e se tornar um cliente.

A estratégia de marketing mais recomendada nesses casos é segmentar a lista. Separe os leads pela sua categoria de interesse, especifique se já são clientes ou apenas visitaram o estabelecimento. Assim, quanto mais informações você tiver sobre o lead, mais certeira será a segmentação, o que nos levará à próxima dica.

4. Desenvolva um funil para estratégia de vendas

Um funil de vendas representa os estágios que o lead se encontra dentro da jornada de compras. Portanto, um bom funil de vendas é primordial para uma estratégia de vendas ideal.

O seu comportamento e ações são mapeados desde o primeiro contato com a empresa, passando pela fase de reconhecimento, esclarecimento de dúvidas, aprofundamento, conversão (compra), pós-venda, até se tornar um cliente fixo.

Cada leal deve ser mapeado pelo sistema e categorizado dentro do funil de vendas. A partir desse momento, ele passará a receber mensagens e ações da empresa, de acordo com o estágio do funil a que pertençam. Essas ações o conduzirão durante todo o trajeto do funil, o preparando até o ponto onde ele estará apto a se tornar um cliente da sua empresa.

Conclusão

Essas são nossas 4 dicas para sua estratégia de vendas. Elas podem ser utilizadas por qualquer tipo de negócio, e são o ponto inicial de suas ações de marketing.

Além disso, lembre-se que para garantir as vendas, os clientes devem ter uma boa experiência com o seu negócio. Quanto mais você conhecer o seu cliente, mais as suas estratégias poderão ser personalizadas e aperfeiçoadas, de modo a se adequarem mais perfeitamente à sua persona.

Gostou deste conteúdo? Que tal conhecer mais sobre quais métricas impactam no seu funil de vendas?