Como a Transformação Digital e Novas Tecnologias Estão Revolucionando Marketing e Vendas

71% dos CMOs (Chief Marketing Officer) brasileiros acreditam que o marketing será o principal elemento da transformação digital nos próximos cinco anos, de acordo com uma pesquisa recente publicada pela Deloitte. Já um estudo da IDC revelou que os investimentos globais em transformação digital devem atingir US$ 2,8 trilhões até o fim de 2025. Além disso, empresas que adotam estratégias digitais eficazes têm cinco vezes mais chances de aumentar sua produtividade e eficiência, de acordo pesquisa conduzida pela McKinsey.

Mais do que ser uma ponte entre empresas, clientes e consumidores finais, o diferencial competitivo do marketing digital está na capacidade de orquestrar dados, tecnologia e performance. O avanço tecnológico nas últimas décadas não apenas transformou o modo como as empresas operam, mas redefiniu completamente os paradigmas de marketing e vendas. A jornada do consumidor se tornou mais dinâmica, digital e exigente, forçando organizações a reverem suas estratégias, canais, abordagens e ferramentas. Para se ter uma ideia, assistentes virtuais, que tornam mais eficientes o atendimento em canais como WhatsApp, chat e telefone, foi, em 2023, utilizada por 69% das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

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Estar em dia com a transformação digital mostra-se fundamental tanto para alcançar maiores resultados quanto para aprimorar o relacionamento com os clientes. De acordo com o relatório State of the Connected Customer, da Salesforce, 73% dos consumidores esperam que as empresas entendam suas necessidades e expectativas, mas apenas 51% acreditam que as instituições cumpram isso. Assim, o marketing não pode mais se basear  em campanhas genéricas e abordagens unidirecionais ou apenas offline. Em seu lugar, surgem estratégias orientadas por dados, personalização em escala e foco em experiência do cliente (CX).

Outro ponto fundamental, trabalhado com todos os clientes Montevia, é a estratégia digital estar plenamente alinhada com a estratégia comercial para garantir coerência, eficácia e retorno sobre investimento. Quando ambas caminham juntas, a comunicação reforça os objetivos de vendas, atingindo as personas (público-alvo) com a mensagem adequada (solução para as “dores”) no momento certo e nos diferentes canais digitais. Esta operação combinada entre: ações comerciais, ações digitais de Inbound e Outbound, reforça o posicionamento de mercado, tanto em relação a percepção de marca como na eficiência em gerar resultados.

Automação e resultados

Ferramentas tecnológicas permitem automatizar tarefas repetitivas como envio de e-mails, nutrição de leads, agendamento de postagens em redes sociais e pontuação de leads. Aliás, empresas que não estão nas redes sociais perdem, e muito, em termos de alcance, uma vez que o Brasil é o 3º maior usuário mundial, com 84% da população, algo em torno de 156 milhões de brasileiros, conectados, segundo pesquisa da TIC Domicílios. Dentre os principais benefícios de uma transformação digital estratégica encontram-se a redução de custos operacionais, o aumento da produtividade da equipe, a melhoria na segmentação de públicos, a aceleração do ciclo de vendas e a gestão integrada do funil de vendas.

Mas não só. É possível, também, segmentar e personalizar ainda mais os processos, captando dados fundamentais para ações futuras, como mapear o histórico completo de interações com o cliente, construir uma análise preditiva sobre comportamento de compra com recomendações personalizadas, bem como a automatização de tarefas de vendas e follow-up, chatbots e assistentes virtuais para atendimento automatizado 24/7 e otimização de campanhas, com sugestões de melhores horários, canais e conteúdos,
promovendo uma visão 360° do cliente e dos objetivos da empresa.

Destrinchando os benefícios da transformação digital

Geração de leads mais qualificados: com o uso de dados e automação, as empresas conseguem atrair não apenas mais leads, mas leads mais alinhados ao perfil ideal de cliente, baseada em comportamento e dados demográficos e priorizando os contatos com maior chance de conversão.

Redução do ciclo de vendas:  a partir de ferramentas que otimizam a jornada do cliente e promovem a personalização em tempo real, o ciclo de vendas tende a ser mais curto e assertivo, aumentando a taxa de fechamento e reduzindo o custo por aquisição (CPA).

Melhoria na experiência do cliente: a transformação digital permite oferecer experiências consistentes e personalizadas em todos os pontos de contato. Isso gera maior satisfação, engajamento e fidelização, fortalecendo a marca no médio e longo prazo.

Outro elemento importante é poder ter maior domínio sobre os resultados dos investimentos na área, sendo possível, por exemplo, avaliar o Retorno sobre o Investimento (ROI) real de campanhas e canais, com tempo hábil o suficiente para reconstruir a jornada e

criar segmentações mais inteligentes e efetivas, caso seja necessário. Isso apoia, também, na obtenção de um diagnóstico do nível de maturidade digital da empresa, indicando quais as implementações de plataformas e integrações necessárias, bem como garantir o treinamento das equipes para a utilização dos novos sistemas e acompanhamento dos dados extraídos e resultados gerados.

A Montevia pode ajudar:

A Montevia se posiciona como uma parceira estratégica, que compreende que cada cliente possui um DNA único, formado por seus produtos, diferenciais, capacidade de investimento, suas pessoas, suas crenças e valores. Acredita que a melhor estratégia é aquela aplicada no dia a dia das empresas e atua em parceria com seus clientes para transformar estratégias em ações concretas de comunicação, marketing e vendas.

Conheça nosso passo a passo:

  1. Criar uma estratégia (ou entender uma estratégia já definida)
  2. Estabelecer objetivos de resultados financeiros e relacionados as jornadas das pessoas, dos clientes, comercial e de aprendizagem
  3. Definir com lideranças iniciativas de crescimento que desdobram a estratégia em ações práticas
  4. Levar metodologia que aceleram a execução
  5. Ser fazedoria e ajudar a implementar
  6. Estabelecer formas e processos que garantam produtividade e eficiência
  7. Criar dashboards, ferramentas, kpis e sistemas para a rotina eficiente da execução. 

Da Jornada comercial à jornada do cliente, conte com a Montevia como sua aliada.


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