Por trás de uma relação B2B existe uma P2P

No mundo empresarial, a relação B2B já é bastante conhecida e consolidada como uma forma eficiente de fazer negociação e fechar parcerias promissoras. Contudo, com o avanço da sociedade e as transformações do marketing, o modelo que promete ser dominar os próximos é algo muito mais próximo de um B2B P2P.

Mas afinal, em que consistem essas abreviações e o que significa o novo termo P2P? Para conferir essas respostas e descobrir como aderir esses conceitos pode impactar a sua empresa, continue a leitura e aproveite as dicas!

Relembre o que é B2B

Para quem está no meio empresarial há muito tempo, o termo B2B provavelmente deve estar bastante batido. Porém, é importante relembrar o seu conceito para avaliar com mais precisão a sua diferença para o B2B P2P.

A primeira sigla, B2B, se refere a expressão em inglês business to business, que significa “de empresa para empresa”. Ou seja, toda relação comercial feita entre empresas. Essa prática é muito comum e apresenta muitos benefícios para todos os envolvidos.

Mesmo que um dos negócios assuma o papel de cliente, ele ainda mantém seu posto de empresa, fazendo e recebendo propostas que sejam compatíveis com o crescimento do seu serviço ou produto, por exemplo.

Portanto, a empresa que terá uma outra empresa como cliente, deve oferecer condições favoráveis para que ambas saiam ganhando em toda negociação. E isso só é possível por se tratar justamente de relação comercial em que ambas as partes tenham estrutura para honrar com o combinado.

Tudo isso envolve métricas, acordos e estratégias que se tornaram extremamente lucrativas e promissoras para todo tipo de empresa. Até o consumidor final, que é o cliente pessoa física da empresa que representa o cliente B2B sai ganhando com isso.

O que significa P2P

E para entender o porquê o P2P é a tendência que está chegando para substituir o B2B convencional usado até aqui, é fundamental observar como a relação entre as empresas e seus clientes — sejam eles outras empresas ou não — está mudando.

Atualmente, o marketing digital está se adaptando de modo muito veloz a todos os recursos que as mídias sociais oferecem para empresas e negócios. No entanto, as mídias sociais são movidas pela interação entre pessoas e não funcionam se não tiver um excelente engajamento dos seus usuários comuns.

Isso quer dizer que o marketing tem tornado as empresas e marcas muito mais humanas para aproximá-las do seu público e só então conseguir usufruir das ferramentas, compartilhamentos e impulsionamento da internet.

Sabendo disso, é importante destacar que o conceito simples do B2C — quando se trata da relação comercial entre empresa e consumidor —, hoje em dia é algo muito mais próximo de um P2P, o people to people ou simplesmente de pessoa para pessoa.

E a estratégia tem funcionado tão bem para o B2C que já está sendo adaptado para as negociações entre empresas, tornando esse processo mais humano e pessoal. A partir disso, o conceito B2B e P2P traz ainda mais vantagens para as negociações entre empresas.

Relação entre B2B e P2P

O conceito do B2B e P2P é fundamentado na relação dos interlocutores das duas empresas no momento do contato antes, durante e após as negociações. Mais do que um contato de cordialidade, esses profissionais devem promover uma real conexão entre as marcas.

Isso pode ser feito de diferentes formas, como pelo alinhamento de propósitos, missões e valores, pela perspectiva de satisfação do cliente final ou mesmo pelos objetivos de crescimento de ambas empresas.

Esse alinhamento contribui para que mais do que lucros e números, as marcas construam uma base forte de clientes e fornecedores. E claro, a ideia é que tudo isso seja posto em conjunto com a sua estratégia de marketing, para que o contato humanizado não perca o teor profissional das suas relações comerciais.

Considerações finais 

Como vimos, vale a pena considerar a proposta do B2B e P2P na hora de elaborar uma abordagem mais eficiente e colaborativa na comunicação com outras empresas que possam agregar valor ao seu negócio.

Espero que com a leitura deste artigo você possa entender o que está por trás do B2B P2P, Isto é, em que consistem esses diferentes conceitos no mundo dos negócios e como cada um deles tem um papel importante para o crescimento da sua empresa.

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