Utilizando OKR’s com eficiência

O método OKR’s é uma das ferramentas que permite colocar o planejamento estratégico da empresa em prática, independentemente do porte, categoria e setor de atividade da organização. Uma boa estratégia de planejamento dos objetivos de negócio e medição dos resultados é um elemento de diferenciação na organização. 

Além disso, hoje, muitas empresas, incluindo Google, Spotify, Facebook, Uber, Airbnb, usam essa estrutura como parte de seus processos de negócios. Em vista disso, veja abaixo o que é  OKR’s e como você pode utilizar esse método com eficiência

O que são OKR’s

OKRs são uma metodologia organizacional usada nas empresas para garantir que os esforços feitos por todos os atores estejam alinhados com os objetivos e estratégias de negócios.

Além disso, o OKR é um sistema de gestão de desempenho que pode ser projetado para um indivíduo, uma equipe ou uma empresa. Dessa maneira, é composto por uma meta operacional concreta e claramente definida e 3-5 resultados principais que definem como essa meta deve ser alcançada .

Contudo, a finalidade dos OKRs é identificar como a equipe deve cumprir as metas por meio de atividades específicas e reais. Em outras palavras, o propósito é a meta  ser alcançada, enquanto os resultados-chave medem o progresso feito para atingir a meta .

Os benefícios dos OKR’s

Há uma razão pela qual várias grandes empresas optaram por usar o modelo OKR. Este modelo, de fato, tem-se revelado muito eficaz na expressão dos objetivos organizacionais e orienta a empresa para a sua concretização. Dessa maneira, também contribui para definir as missões concretas da empresa, fazendo com que os funcionários se sintam envolvidos a traçar o curso em direção ao objetivo final.

Além disso, os OKR’s ajudam a organizar e coordenar as atividades diárias das equipes para atingir objetivos comuns. Isso traz mais benefícios para as empresas, aumentando a transparência e colocando a atenção de todos nos mesmos alvos. Em outras palavras, por causa de sua ênfase em indicadores de tempo e mensuráveis, a metodologia OKR é muito concreta e realista.

OKR’s: Aplicando princípios-chave

Simplicidade e agilidade

No setor empresarial, os OKR’s geralmente são configurados mensalmente ou trimestralmente para que uma organização seja ágil o suficiente para responder a quaisquer mudanças nas condições internas ou externas. 

Nesse sentido, a estrutura tem um impacto imediato porque é fácil de entender e usar. Ou seja, o que resulta em empresas investindo tempo e recursos para atingir seus objetivos, ao invés de outros processos de utilidade duvidosa

Portanto, crie clareza e alinhamento dentro de qualquer organização. Além disso,  os OKR’s são públicos e todos na empresa devem conhecê-los. Precisamente por causa dessa transparência, eles ajudam a garantir o alinhamento em todos os níveis para atingir as metas e a garantir que todos estejam se movendo na mesma direção.

Cadência

Ao adotar OKR’s, uma coisa que você precisa decidir é a duração do período de planejamento ou com que frequência você estabelece metas.

A frequência mais comum é de 3 meses , ou seja, um quarto. Em primeiro lugar, a maioria das empresas já pensa em termos de trimestres comerciais e fiscais, por isso muitas vezes parece um período de tempo natural. Em segundo lugar, muitas pessoas afirmam que três meses é o período ideal em que uma meta pode ser alcançada.

Objetivos e resultados principais

Qual é o número máximo de objetivos que a equipe ou indivíduos precisa ter? Embora a prática geral seja três, recomendamos definir esse número como um primeiro. Além disso, para cada meta, qual é o número máximo de resultados-chave?

Algumas organizações não os limitam, mas agora está estabelecido que o número que funciona melhor é três, até cinco ainda são aceitáveis. No entanto, se uma meta parece exigir mais de cinco resultados principais, você provavelmente deve dividi-la em duas.

Considerações finais 

Embora os OKR’s também possam ser uma estrutura adequada para indivíduos, eles são projetados para serem usados ​​por equipes de pessoas no local de trabalho. Então, dentro da equipe, é possível que cada indivíduo tenha diferentes OKR’s, mas é essencial saber que os OKR’s são uma metodologia de definição de metas baseada em equipe.

 

Por isso, uma meta compartilhada e métricas quantificáveis ​​podem ajudar uma equipe a coordenar suas atividades. Ou seja, alinhar-se com as partes interessadas e agir com mais do que seus objetivos imediatos em mente. 

No geral, podemos afirmar que as empresas estão constantemente buscando novas maneiras de definir metas, impulsionar o desempenho e melhorar os resultados de negócios. Por essa razão, a metodologia OKR’s é um dos melhores sistemas que eles podem escolher.

Precisando de alguém para auxiliar sua empresa nas estratégia de planejamento dos objetivos de negócio e medição dos resultados? Conheça a Montevia!