Entenda o Go-To-Market

Go-To-Market é muitas vezes confundido com Marketing, mas a definição da expressão vai além dos conceitos do Marketing tradicional uma vez que foca em encontrar um lugar de destaque no mercado para lançar um produto

Este produto pode ser um bem ou serviço, e para isso o Go-To-Market utiliza estratégias que atendam o negócio e o ajude a crescer. Em suas estratégias o Go-To-Market envolve o mercado de atuação, o perfil dos consumidores e o produto a ser lançado. Essa estratégia vai lançar seu produto em um mercado específico atingindo a profundidade necessária para que tenha maior receita e lucratividade.

Quer fazer seu negócio crescer? Entender de Go-To-Market irá te ajudar. Portanto, acompanhe essa leitura!

O que é Go-To-Market

O Go-To-Market ou GTM é um conjunto de estratégias, bem estudadas, para projetar um produto ou serviço em um mercado específico.

Pode-se dizer que ele se desenvolve através de um plano de ação, onde cada passo é detalhado para alcançar um público específico, que será alcançado por meios dos canais mais adequados.

A estratégia do Go-To-Market é identificar o público-alvo, entender suas necessidades e ver uma forma para que o produto a ser ofertado atenda suas necessidades.

O Go-To-Market não somente lança novos produtos, mas também pode ser usado para fazer relançamentos, ou até descobrir novos nichos que sua empresa possa lançar para atender as novas tendências.

Você conhece alguma grande marca que dominou o mercado há 20 anos e hoje não existe mais? Sabe por que ela morreu? Porque independente de ser nova ou uma empresa antiga, ambas precisam de vendas para sobreviver.

Go-To-Market pode ser uma nova estratégia, mas todas as empresas necessitam de seus planos, pois todas vivem de vendas constantes, e para isso precisam decidir se vão sair atirando para todo lado ou vão ter um plano estratégico.

O Programa de Go-To-Market estimula a internacionalização das empresas, fortalecendo a corrente internacional dos negócios, desenvolvendo a competitividade, especialmente das micro e pequenas empresas, aumentando sua rentabilidade.

Como Go-To-Market Funciona

Podemos comparar o Go-To-Market com um plano de negócios, onde os especialistas fazem pesquisa de público-alvo, objetivos, pesquisa de mercado, concorrência, plano operacional, plano financeiro e outros que definem o negócio.

Assim, funciona de forma bem parecida, porém seu foco é Marketing e Vendas. Suas estratégias são mais simples e modernas, e bem mais direcionadas.

Além disso, usa um roteiro mais curto, pois seu objetivo, como já dissemos, está no lançamento do produto em um mercado específico.      

Desta forma podemos dizer que o funcionamento do Go-To-Market usa basicamente 4 pilares para fundamentar suas ferramentas.

Assim, os principais elementos de um Go-To-Market são:

  • Adequação do produto ao mercado: identificar o problema que o produto vai apresentar a solução. Quais serão seus diferenciais?
  • Definição do público-alvo: as pessoas que têm o problema que o produto veio a solucionar. O que eles esperam do produto? Quais são suas dores e necessidades?
  • Análise da concorrência: quem tem produtos similares? Onde eles falham? Quais são seus diferenciais? Há espaço para o produto no mercado?
  • Distribuição: quais meios são mais eficientes para distribuir o produto? Onde é melhor para ser consumido? Como chegará ao público-alvo?

Agora vamos trazer um pouco mais das suas principais estratégias para conquistar o mercado.  

As principais estratégias do Go-To-Market

1 – Análise do Público-alvo

O GTM tem total interesse em conhecer quem será seu público, para estudar suas necessidades e compreender os problemas que seu produto irá apresentar como solução.

Nessa análise sua preocupação é criar um perfil desse cliente, sabendo detalhes como: inseguranças, desafios, expectativas e soluções. Assim ele tem uma ‘persona’ que será seu foco no resto do processo.

2 – Análise da Concorrência

Estudar os adversários é importante para saber o que eles oferecem. Além disso, é primordial analisar o produto concorrente para tornar o seu melhor.

3 – Preço do Produto

Depois de conhecer o mercado e seus concorrentes, é o momento de precificar seu produto. Aqui se analisa além de custos, a situação que ele entrará no mercado, baseado na concorrência.

4 – Canais de Distribuição

Aqui o conhecimento da ‘persona’ entra em ação. Ou seja, onde se deve lançar esse produto para que seu público o encontre com facilidade. Não adianta jogar anzol no lado errado do lago.

Conclusão

Aqui você conheceu as principais ferramentas do Go-To-Market, viu que suas estratégias são muito importantes para sua empresa, auxiliando no desenvolvimento da sua competitividade e aumento da rentabilidade.

Agora que você está certo das estratégias que precisa com o Go-To-Market, que tal navegar pelo nosso site e conhecer melhor sobre a Montevia Consulting? Somos uma empresa especialista em estratégias de negócio, garantindo o desenvolvimento de sua equipe para enfrentar o mercado atual.

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