Índices e mais índices desajustados. Ruídos na comunicação da equipe. Práticas comerciais que não dão mais match com o planejamento estrategicamente desenhado lá atrás. Ou, talvez, a situação não esteja tão complexa assim, mas, olhando atentamente o dia a dia, percebe-se um engessamento dos trâmites, que poderiam fluir com muito mais praticidade, bem como uma desatualização frente às ferramentas já existentes no mercado, como a Inteligência Artificial.
Seja qual for o diagnóstico, o fundamental é que as empresas não deixem o tempo passar sem pôr em prática transformações necessárias! De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Gartner, 54% das empresas têm um responsável ou um líder de IA para o gerenciamento das atividades. Já um estudo da McKinsey & Company trouxe que 60% da jornada de compra será conduzida pelas IAs no futuro. A sua empresa quer fazer parte de qual estatística?
Menos teoria, mais prática!
A qualidade da performance operacional é um componente crucial para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer organização. Nisso, a gestão da qualidade, ou seja, o repertório empresarial que visa garantir um padrão de excelência a partir de quatro pilares básicos, sendo eles, planejamento da qualidade, garantia da qualidade, controle da qualidade e melhoria da qualidade constrói uma base sólida em que a empresa pode alicerçar seus sonhos e objetivos.
Pode-se, por exemplo, personalizar jornadas, treinar a equipe dentro de especificidades, integrar dados e construir cada vez mais confiança com os clientes, garantindo da análise preditiva ao fortalecimento da reputação da marca. Tudo começa, é claro, voltando os olhares para como a empresa tem cuidado, ao longo dos anos, da jornada comercial, definindo se é o momento de revisar as estratégias de negócios
Colocando em ação uma cultura da qualidade
Tecnologia, estratégia e o parceiro certo. Em linhas gerais, esses são os primeiros passos para começar a redefinir a história comercial de uma empresa.
Estratégia Comercial:
Com os objetivos claros e definidos é importante ter um parceiro que traduza e desdobre a estratégia em iniciativas de crescimento e projetos. Por isso, mapeie a concorrência para identificar as oportunidades e ameaças, reveja o portfólio e defina segmentos alvo, personas e o posicionamento da marca. Após a compreensão do contexto empresarial, a próxima etapa é a definição de metas claras e indicadores de desempenho (KPIs). Identificar os KPIs mais relevantes ajuda a monitorar o progresso da implementação das práticas de qualidade, fornecendo uma visão clara do desempenho operacional e permitindo, também, ajustes contínuos para manter a excelência.
Operação:
Mapeou? Plano feito? É hora de transpor a teoria para a prática a partir da análise de processos e correção de gargalos, Implantação de ferramentas que ajudem tanto na gestão das equipes quanto na gestão da base de clientes e das demandas. Para realizar os passos, busque parceiros e canais de vendas complementares. Aqui, entra em cena, por exemplo, a padronização de processos que garantem consistência, reduzem a variabilidade e melhoram a eficiência operacional. Um bom parceiro é aquele que vai ajudar a empresa a identificando oportunidades para simplificação e melhoria da gestão, aprimorando a cultura organizacional como um todo.
Governança:
Como manter a continuidade da operação em conformidade com a estratégia comercial? A partir de uma governança que une uma Política Comercial bem estruturada, processos redondos e uso de ferramentas que possam contribuir na gestão de resultados. Outra dica é investir em feedbacks contínuos e ajustes proativos. Assim, a organização pode responder rapidamente a mudanças no ambiente de negócios e manter um alto nível de performance operacional. Já o retorno positivo na satisfação dos clientes é um indicativo e tanto da eficácia das práticas de qualidade.
Não esqueça o fator humano:
A gestão da qualidade eficaz requer sabe o quê? Pessoas! O engajamento e a capacitação dos colaboradores é parte fundamental da estratégia, uma vez que as ferramentas passam pelo time. Programas de treinamento personalizados para capacitar os colaboradores em práticas de qualidade, ferramentas e técnicas específicas é o primeiro passo para garantir que o planejado de fato consiga ser transposto para a realidade. Além disso, promovem a cultura do “empowerment”, encorajando os funcionários a identificar problemas, sugerir melhorias e participar ativamente na implementação das soluções. Aqui, vale desde o treinamento em relação às novas funcionalidades quanto apoio para a seleção de novos talentos, práticas de onboarding desenvolvimento de carreira e, também, offboarding.
Alguns setores que desdobramos estratégias e construímos histórias de resultados
Agronegócio
Processos que ajudam a expandir uma visão de negócios que considera o agricultor, a cooperativa, os terminais logísticos, o transporte e a exportação. Tudo com o apoio da tecnologia correta e da qualificação do time.
Hotelaria e Parking
O setor pode desenvolver estratégias para aumentar reservas, a partir do uso de tecnologia que, além disso, proporcionam eficiência operacional e resultados em outras áreas, como a experiência do hóspede, RH e comercial.
Saúde
Não só os pacientes que querem comodidade no agendamento de consultas ou possibilidade de home care. O setor da saúde ganha, e muito, ao acrescentar modelos de fomento e venda pós indústria 4.0, investindo em tecnologia e transformação digital para instituições, médicos e pacientes, além de produções diversas de Marketing Digital e Endomarketing.
Serviços
Se tem um setor que precisa estar em dia com a transformação digital é o de serviços, ainda mais considerando a concorrência. Aqui, mais que estratégia, é preciso lapidar o posicionamento da marca a partir do mapeamento de processos, visando uma operação mais eficiente, além da produção de materiais comerciais e mídia paga.
Educação
A educação é sempre citada como um espaço de visão de futuro. É claro que as instituições de ensino devem, portanto, garantir uma prática que se alinhe a isso. A tecnologia vem para melhorar a experiência para instituições, alunos, editechs e professores a partir de, entre outros fatores, o desenho de secretarias digitais e ambientes tecnológicos.
Qual o seu desafio hoje? A Montevia pode ajudar
Desde 2015, a Montevia constrói parcerias sólidas com seus clientes, buscando ganhos de produtividade e crescimento por meio de estratégias de negócios, governança corporativa, desenvolvimento Humano, marketing e endomarketing. A melhor estratégia é aquela aplicada no dia a dia das empresas e é assim que a Montevia trabalha: em conjunto com os seus clientes, colocando a teoria na prática de forma integral.
Conheça nosso passo a passo:
1.Identidade da Empresa
2.Estratégia e Crescimento
3.Marketing Digital
4.Endomarketing
5.Mapeamento de Processos
6.Operação Assistida de Marketing e Vendas
7.Treinamento e Capacitação
8.Detalhamento da Entrega
Da Jornada comercial à jornada do cliente, conte com a Montevia.