Sua empresa está considerando o ESG no planejamento estratégico 2022?

No fim de ano, diversas empresas começaram a se organizar para o próximo ciclo, analisando, principalmente, o orçamento disponível. 2022 será decisivo para analisar quem realmente entende e aplica a sustentabilidade estratégica em seu negócio. Como fazer isso?  Considerando o ESG no planejamento estratégico!

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico pode ser definido como a atividade administrativa que tem o objetivo de mostrar qual os caminhos uma empresa deve seguir a fim de garantir sustentabilidade, mesmo em situações incertas. É um conjunto de metas e ações para movimentar recursos físicos e financeiros necessários para alcançar um propósito maior.

ESG no planejamento estratégico 2022 não é moda

O ESG (do inglês Environmental, Social and corporate Governance – Ambiental, Social e Governança em português.) é um índice corporativo que avalia a sustentabilidade de uma empresa a partir desses três valores: ambiental, social e governança.

Engana-se quem pensa que se trata de uma moda passageira. Principalmente depois da pandemia, é preciso garantir a adequação empresarial aos indicadores que estão transformando tanto os negócios quanto o mundo para melhor.

O ESG no planejamento estratégico 2022 é a mensuração do impacto de investimentos que muitas instituições fazem para custear atividades de desenvolvimento sustentável.

Os indicadores do ESG no planejamento estratégico 2022

Ao inserir o ESG no planejamento estratégico 2022 da sua empresa, você deve considerar os seguintes indicadores:

Ambientais: utilização de meios naturais, lançamento de gases que causam o efeito estufa, eficácia da energia, poluição, administração de restos e seus efluentes;

Sociais: princípios e conexões de trabalho, inserção e diferença, interação dos colaboradores, treinamento com força de trabalho, direitos humanos, relacionamento com a sociedade local, particularidades e segurança de dados;

Governança: emancipação do conselho, administração de remuneração da alta liderança, diferença na composição do conselho de gestores, disposição de comitês de autoria e fiscal, ética e transparência.

Como inserir o ESG no planejamento estratégico 2022?

Entenda os ODS – ODS significa Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que incluem, em média, 17 metas globais. Portanto, ao inserir o ESG no planejamento estratégico 2022 da sua empresa, entenda os ODS e qual o seu papel dentro das organizações. Afinal, é uma chance de sensibilizar as áreas chaves do seu negócio.

Defina prioridades – Mapeie a cadeia de valor para identificar os impactos em seu negócio. Selecione os indicadores e colete dados.

Estabeleça metas – Inclua o ESG no planejamento estratégico 2022 da sua empresa definindo um escopo de metas e selecionando os KPIs. Estabeleça o nível de ambição do seu negócio e o seu compromisso com os ODS.

Integração- Saiba como ancorar as metas no core business, incorpore a sustentabilidade em todas as funções da sua empresa.

Relato e comunicação – Alinhe a comunicação e o relato da sua empresa com os ODS selecionados para estar em seu negócio em 2022.

Conclusão

Inserir o ESG no planejamento estratégico 2022 é fazer do seu negócio algo melhor para a sociedade em que vive. Dessa forma, além do crescimento da sua empresa, você contribui para que ações sociais e ambientais sejam realizadas para favorecer a população.

Pequenas atitudes podem mudar a sua trajetória e te levar rumo ao sucesso no próximo ano. A Montevia te ajuda a inserir o ESG no planejamento estratégico do seu negócio.