O que fazer para aumentar a taxa de conversão?

Integrantes da equipe de marketing em uma empresa especializada em produtos tecnológicos, Regis e Amanda querem ampliar o número de taxa de conversão. Afinal de contas, o acesso à internet é cada vez maior entre os brasileiros. E naturalmente não se pode ignorar o público que depois da pandemia de Covid-19 ensaiou compras on-line pela primeira vez.

Segundo o site Rock Content, especialistas em Marketing Digital:

Para aumentar a taxa de conversão de leads, vendas, fidelizações ou qualquer outro indicador de sucesso, devemos providenciar otimizações na estrutura, no design e no conteúdo das páginas. O objetivo de todas essas práticas é um só: fazer com que mais pessoas tomem uma atitude relevante para o negócio.

Regis estabeleceu uma meta para a taxa de conversão e Amanda concordou, embora sem deixar de levantar o cantinho da boca. Parece que as dúvidas da Amanda se materializaram, pois a taxa de conversão não subiu. Depois que a decepção passou, eles pesquisaram e encontraram essas dicas, que nós disponibilizamos aqui.

Crie um funil de vendas

Visitantes do site de uma loja lidam com ele em contextos diferentes. Uns já compraram antes, embora não estejam muito seguros sobre as vantagens da próxima aquisição. Outros aparecem ali pela primeira vez e estão ávidos por algo que supere suas expectativas.

Assim, a existência de um funil de vendas é a estratégia adequada para acomodar visitantes em diferentes fases. Significa que informação e conteúdo ajustados para o momento daquele internauta chegam até ele sem demora.

Empresas disponibilizam aplicativos através dos quais outras empresas criam de funis de venda personalizados. O esforço na direção de fazer o funil mais genuíno, condizente com os valores de uma organização, traz oportunidades de conversão.

Ressaltamos a importância da avaliação periódica desse funil de vendas. Conforme o comportamento de grande parte dos usuários muda durante a jornada, são necessários ajustes em certos pontos do funil.

Suavize a jornada do usuário

Ninguém gosta de perder tempo. O layout do site ou aplicativo é informativo e agradável? Atualmente o site mostra muitas opções de um mesmo produto, deixando o usuário mais confuso ainda? Tópicos como esses merecem um olhar crítico quando se quer aumentar a taxa de conversão.

Outro foco de atenção nas lojas on-line deve ser as perguntas mais frequentes. As respostas oferecidas devem ser fiéis à realidade. Além disso, precisam ser claras o suficiente para evitar que o cliente desista da jornada. Nada a ver ele descobrir que precisa entrar em contato com um vendedor afim de fazer as mesmas perguntas, pois não entendeu as respostas.

Cerque a resistência de todos os lados

Usuários visitam o site ou o aplicativo da empresa, checam os detalhes do produto, mas não o compram. Existem motivos para esse comportamento. Talvez sua chamada tenha sido muito direta, tipo “Compre!”.  É que um convite com essa natureza explícita pode estimular a mente do usuário a fazer o oposto.

Outro ponto: Será que as especificações do produto estavam todas próximas da imagem dele? A dedicação para convencer o usuário de que o problema dele vai ser resolvido foi mesmo a máxima possível? Invista em descrições precisas e imagens e vídeos de ótima qualidade.

Faça testes A/B

São testes de confronto de uma variável contra a outra. Não há limite para o número de testes. Você pode desejar saber, por exemplo, se o texto da Call-to-action (CTA) adicionada atualmente na landing page da empresa é mais eficaz do que outro tipo de texto. Ou você pode desejar comparar resultados quando a cor da CTA é alterada. Mas, veja, teste uma variável por vez.

Taxa de conversão nas nuvens

Regis e Amanda estão mais tranquilos agora. Já se passaram dois meses com a taxa de conversão mais alta do que a anterior. No entanto, eles continuam atentos a ela.

A Montevia Consulting comporta pessoas obstinadas em consolidar o potencial do seu negócio. É uma empresa que conhece bem os benefícios de uma taxa de conversão diferenciada da concorrência. Entre em contato com o sócio agora mesmo e entenda quais as alternativas que podemos oferecer para aumentar sua taxa de conversão de forma estratégica.