Blog empresarial: Investir ou não investir?

Em meio a tanta crise, investir em blog empresarial não deveria ser uma dúvida, pois em tempos difíceis as empresas não podem se retrair. Vivemos hoje em um mundo totalmente digital, e os blogs são verdadeiras vitrines que geram oportunidades incalculáveis.

Os blogs tem o poder de atrair clientes de forma estratégica. Por isso, criar um blog é uma excelente jogada de marketing. Portanto, se você ainda tem dúvidas se existem vantagens de criar um blog fique conosco. Vamos te apresentar 4 razões para você acreditar que vale sim a pena investir em um para sua empresa.

Boa leitura!

Blog empresarial: porque investir?

1 – Abrangência

Quando se fala em investimentos pensamos logo em retorno, isso é automático. Em busca de retorno financeiro, o blog empresarial fica numa vitrine, com acesso a todos aqueles que buscam seu conteúdo.

Funciona assim: Imagine João. Ele é uma pessoa que procura na internet uma empresa para lhe prestar consultoria financeira. Desta forma, os sites de buscas vão dispor todo conteúdo disponível sobre o assunto de seu interesse quando ele realiza esta busca. Além disso, vale a pena dizer que essas buscas estão cada vez mais frequentes nos dias de hoje. Por fim, se sua empresa presta o serviço que João procura, e está presente na internet por meio de um blog entregando conteúdo de valor aos seus leitores, existe grandes chances de João selecionar a sua empresa para o serviço que pretende contratar.

Para se ter uma noção desse potencial, o Google, atualmente o maior site de busca, chega a ter num único dia mais de 5 bilhões de buscas. Esse número altíssimo mostra a abrangência que seu blog empresarial pode alcançar.

Claro que essas são buscas gerais, mas imagine quantas dessas podem se relacionar com o tema de seu Blog empresarial. 

As estatísticas mostram que as empresas que investem em mídia digitais estão tendo retorno bem mais rápido, e assumindo a frente no mercado. Portanto, esta aí um dos primeiros motivos que nos faz afirmar que vale a pena criar um blog para sua empresa.

2 – Custos

Com todo esse potencial de procura você deve está imaginando que deve custar caro para criar um blog. No entanto, o custo de é bem mais acessível do que muitos imaginam.

Outro fator que se deve levar em conta é que esse é um tipo de investimento que fica para sempre, pois mantendo o blog no ar todas as publicações ficam com ele. Ou seja, estarão sempre disponíveis para o leitor.

Por isso, o custo benefício é um segundo fator a considerar de que vale a pena criar um blog. Sendo assim, seu custo e sua durabilidade compensam, é um investimento que sempre terá valor perpétuo para a captação de clientes.

3 – Cria autoridade

O blog tem a função informativa, criando autoridade para sua empresa. Podemos comparar a uma revista digital, mas que nunca fecha suas matérias, pois sempre pode acrescentar artigos com diversos assuntos.

Quanto mais relevantes forem os temas ali abordados, chamando a atenção dos possíveis clientes, maiores as chances de atração do leitor. Ou seja, quanto mais informações de conteúdo de valor, maiores são as chances de conversão desse leitor em potenciais clientes para sua empresa.

Com o passar do tempo o blog empresarial ganha o que chamamos de notoriedade, algo de importância social. E sabe o melhor, dentro de seu tema de trabalho. Assim as pessoas começam a compartilhar seus textos.

Quando as pessoas começarem a entender que seu blog empresarial sempre tem bons conteúdos sobre determinado assunto, começam a criar o que se chama marketing orgânico. O marketing orgânico é o reconhecimento do público como referência em determinado assunto. Lembra aqueles bilhões de acessos diários, que falamos aqui? 

Quando alguém faz uma busca na internet, sempre nas primeiras opções estão os chamados anúncios, esses são pagos para sair na frente. Porém, depois deles encontram-se os sites mais lidos sobre o tema pesquisado. Porque existe isso? Por que os sites de busca, identificam as respostas que mais tiveram acessos como as melhores, como fruto da aprovação popular. Os blogs são transmissores de conhecimento.

4 – Estratégias do Marketing Digital

Para sair na frente não basta ter bons conteúdos, o marketing digital trabalha com estratégias que ajudam seu blog empresarial aparecer nas primeiras opções de resposta a uma busca.

Aqui entra a estratégia de Search Engine Optimization (SEO). Trata-se de uma Otimização para Mecanismos de Buscas que vai ajudar o blog de sua empresa ficar nas melhores posições, favorecendo mais visitas e, assim trazendo mais oportunidades de negócios.

Conclusão

Ainda existe alguma dúvida sobre blog empresarial: investir ou não? Se existe, certamente ficou para as pessoas que não leram esse artigo. Resumidamente aqui apresentamos algumas das principais vantagens de criar um blog. 

Porém, você também percebeu que não é simplesmente criar. É preciso que seja contratada uma empresa de confiança como a Montevia Consulting e ter a certeza que as suas estratégias de mercado aliado às suas estratégias de marketing, vão ajudar seu blog empresarial ser referência como seu empresa merece.